Ads 468x60px

Willy Aranha

Pages

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A ESSÊNCIA DO PLANEJAMENTO

Muito se tem discutido sobre a importância do Planejamento em Comunicação, principalmente no caso da Publicidade e Propaganda. Mas, todos ainda perguntam: como se faz? para que serve? Outros exclamam: é muito difícil !, chato!, demorado! etc.
O Planejamento torna-se chato, difícil e demorado quando há falta de informações. E as pessoas que vivem perguntando como se faz? Para que serve?, entre muitos outros questionamentos, nada mais é do que a falta de embasamento teórico, técnico e pratico.
Embora as conseqüências sejam evidentes no quadro da realidade regional de Santa Catarina, podemos começar a mudar profissionalizando o mercado. Para isso, é necessário que os futuros “planejadores” tenham em sua mente que, antes de planejar, necessitarão da pesquisa. Logo, virá a uma pergunta: Por que ‘pesquisar’ ? Então, nesse momento diremos: Porque vivemos em contínua e acelerada mudança, nos ambientes social, tecnológico, cultural, demográfico, político, legal, de concorrência, governamental e psicológico que caracterizam o macro-ambiente de marketing da empresa moderna, associadas às contínuas mudanças internas nas empresas por ganhos e perdas de capacitações, aquisições, fusões, incorporações e vendas, mudanças organizacionais, alterações nas estratégias e nas políticas, disponibilidade ou não de recursos de vários tipos, dificuldades momentâneas etc., fazem com que a tarefa da administração se torne extremamente complexa e arriscada, notadamente a administração de marketing que está voltada prioritariamente para esse complexo e mutante ambiente externo.
Assim, com a coleta de informações de marketing através de pesquisas podemos monitorar os resultados da empresa, reduzindo as incertezas do ambiente externo e as variáveis controláveis ou incontroláveis. 
Outro problema freqüentemente apontado pelos “planejadores” do estado de Santa Catarina é a falta de dinheiro para se investir numa pesquisa, então vem uma famosa pergunta: Como posso planejar se não temos verba para investir em pesquisa? Realmente não é simples, porem nos dias de hoje podemos consultar os sites na internet, bibliotecas, as Universidades, IBOPE, MARPLAN, DATA-FOLHA, IBGE, MEC etc.Geralmente nessas instituições, há variais pesquisas que podem ser pesquisadas e que muitas vezes podem até nos ajudar a traçar metas, perfil do mercado, em relação do público-alvo podemos até detectar hábitos e costumes etc. São informações mais amplas não muito segmentada que ajuda-nos a planejar com uma margem de erro menor do que sem pesquisar.
Segundo Vera Aldrighi,(1985:55)  ‘a pesquisa em agência de propaganda no Brasil existe, quando existe, por duas razões: para oferecer aos seus clientes uma estrutura mais completa de serviços de marketing, suprindo as suas necessidades em qualquer tipo de pesquisa mercadológica. Ou para desenvolver uma comunicação mais eficiente racionalmente planejada, estruturada, testada, com maior probabilidade de acertar o alvo e atingir os objetivos’.
Ainda Aldrighi: (1985:56) ‘será cada vez mais necessário que as agências saibam administrar o uso de pesquisa para garantir qualidade, a eficiência e a competitividade do seu próprio produto: a comunicação publicitária’.
As agências de publicidade e propaganda de Santa Catarina, ainda estão em fase de profissionalização do mercado e por esse motivo ainda pouco se investe em pesquisa, mas a tendência é adequar a consciência para mudar a situação. Mas não podemos condena-los, pois há alguns fatores que de uma certa forma inibem, diretamente ou indiretamente, as agências regionais a investirem em pesquisas. Um dos fatores a ressaltar é o preço das pesquisas que não se enquadram na realidade sócio-econômico regional das micros e pequenas empresas. Há três pontos, de extrema preocupação do mercado, é a falta de preparo profissional no macro e micro ambientes das agências, o desinteresse do cliente e o mais preocupante é realmente a falta de cultura de pesquisa por parte das médias e grandes empresas de Santa Catarina de não dar a devida importância neste investimento.
Segundo Flávio Ferrari (1997:59) ”a situação tende a mudar à medida que melhorar o nível de formação dos profissionais da área que, mais conscientes do processo de comunicação, sentem necessidade de informações que só podem ser obtidas a partir de pesquisas”.
Contudo, pouco se planeja nas agências de publicidade e propaganda de Santa Catarina, mas como já dito a tendência e a mudança ideológica do funcionamento administrativo funcional destas “agências” de propaganda, umas permanecerão outras simplesmente fecharão. 
Sendo assim, a pesquisa integra-se naturalmente ao processo do trabalho de comunicação como instrumento de planejamento, desenvolvimento e avaliação da propaganda. Então, não seria exagero falar que a pesquisa é a essência de qualquer tipo de planejamento.





0 comentários:

Postar um comentário